Clínica


SEÇÃO DA CLÍNICA

Coordenação Geral: Vera Tubino

Lugar por excelência da formação do analista. Lugar este que consiste em acreditar que o inconsciente pode dizer algo. “Acreditar no inconsciente para se recrutar”, dizia Lacan.

Aqui, são discutidas as questões da prática, o cotidiano da clinica, através de apresentação e discussão dos casos, articulando-os com a teoria, momento em que a transferência com a psicanálise mostra-se em ato.

 CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO DA SEÇÃO DA CLÍNICA:

– Realizar entrevista inicial com o coordenador geral da Seção.
– Ser membro praticante da APC – modalidade de pertença que supõe o sócio que já tenha uma prática a partir da ética psicanalítica.
– Estabelecer compromisso com assiduidade e participação nos trabalhos.
– Uma vez que essas condições sejam cumpridas o participante da Seção terá seu nome incluído na listagem de clínicos do Serviço de encaminhamento clinico da APC.

 FUNCIONAMENTO:

Apresentação e discussão de casos clínicos, atendidos pelos participantes da seção da clínica, com sustentação teórica pertinente. Haverá duas apresentações por semestre, e cada apresentação será intercalada por dois tempos de trabalho teórico, onde o tema em questão já será previamente selecionado pelo responsável pelo caso, uma vez que já estará também escolhido o viés a ser trabalhado no caso. Uma vez definido pelo responsável da apresentação, que viés será tomado, caberá a todos os participantes responsabilizar-se por leituras e articulações que possam ser pertinentes. Ficará a cargo do responsável da ocasião convidar um terceiro a participar dos trabalhos.

 SEMINÁRIOS DA CLÍNICA

Cabe também aos participantes da Clinica responsabilizarem-se pelo Seminário Mensal sobre o tema a Formação do Analista.

A cada mês uma ou duas pessoas, conforme acharem mais conveniente, tomarão  a seu cargo a tarefa de apresentar o Seminário. Nos bastidores esta tarefa será compartilhada por todo o grupo, tendo todos a responsabilidade de debruçar-se sobre o mesmo tema e debater o assunto com os responsáveis do mês, mas fica a cargo destes organizar o seminário e apresentá-lo.

 ENCONTROS:
1ª e 3ª quartas- feiras do mês, das 20:00 às 21:30
INÍCIO: 09 DE MARÇO
RESPONSÁVEL: Wagner Rangel

CLÍNICA DA APC

Um dos objetivos da Associação Psicanalítica de Curitiba é promover a circulação do discurso psicanalítico, de forma que ele não se limite somente ao espaço da instituição, mas possa ter seus efeitos também
fora dela.

Um discurso que, como Freud nos ensinou, nasceu a partir da prática clínica, tendo como base a proposta de uma técnica construída para o tratamento do sofrimento psíquico. Sendo assim, além de se sustentar no estudo teórico da Psicanálise e na sua transmissão, a Associação tem a clínica como um de seus vértices, oferecendo atendimento psicanalítico a bebês, crianças, adolescentes e adultos.

Os interessados podem entrar em contato para agendar uma sessão pelo fone (41) 3343-1312
ou pelo email: contato@apccuritiba.com.br